Fósseis em Pernambuco, mais de 30% das cidades podem conter fósseis de até 350mi de anos.

Achados de paleontologia em pernambuco. Fósseis de Pernambuco.

Fósseis em Pernambuco, mais de 30% das cidades podem conter fósseis de até 350 milhões de anos.

Pernambuco sempre surpreende com sua imensidão cultural, geográfica e seu povo. Além disso, Pernambuco possui uma faceta interessante que é sua arqueologia e paleontologia. Sendo isso, algo surpreendente que mostra o potencial de estudo e pesquisa dos fósseis em Pernambuco.

Assim, dos 184 municípios de Pernambuco, pelo menos, 64 deles tem ocorrência fóssil. Sendo assim, mais de 35% dos municípios do estado possue algum patrimônio paleontológico a ser estudado.

Veja também: Curiosidades e Notícias Nacionais

Bacias Sedimentares em Pernambuco

Eventualmente, a grande maioria dos fósseis são associados às bacias de Jatobá, Araripe, Pernambuco e Paraíba. São, geralmente, encontrados em pequenas áreas de depósitos fluviais, lagoas e tanques com mamíferos de grande porte.

Bacias Sedimentares o que são?

Outrossim, vale lembrar que Bacias Sedimentares são as formações rochosas localizadas em áreas de depressões, que acumulam espessas camadas ou estratificações formadas por rochas sedimentares. Só para exemplificar, o arenito, siltito, calcário e dolomita são alguns tipos de rochas comuns nessas bacias.

Ademais, as bacias sedimentares preservam registros detalhados do ambiente passado e de processos tectônicos através do tempo geológico. A fossilização está diretamente ligada à sedimentação do solo, por isso só é possível encontrar fósseis em rochas sedimentares

Onde tem mais chance de achar fósseis em Pernambuco 

Pernambuco tem 4 bacias sedimentares principais; a bacia do Araripe, Bacia da Paraíba, Bacia de Pernambuco e a Bacia do Jatobá. As cidades que ficam localizadas nessas regiões são as que possuem os maiores achados. Entretanto, não fique triste pois há diversas outras cidades que ficam localizados no Agreste, Zona da Mata e Sertão que possuem achados incríveis.

Em apriximadamente 64 cidades ten-se a possibilidade de ncontrar fósseis. Entre estas, as mais conhecidas são Araripina, Exu, Moreilândia, Ipubi, Jatobá, Petrolândia, Inajá, Trindade, Ouricuri e Buíque. Sendo as principais da bacia do Araripe e Jatobá.

A maioria dos achados são moluscos biválvios e gastrópodos, icnofósseis, Equinodermatas, Serpulidae, Artrópodes, Braquiópodos, moluscos Cefalópodos e Scafópodos, Mamíferos, Chondricthyes, e Réptil, arcossauro.

Por que pouca gente sabe disso?

Infelizmente, hoje o grande desafio da paleontologia constitui-se em se expandir, para além da comunidade cientifica criar pontes com a sociedade, melhorar a conexão entre pesquisa e divulgação, manter uma boa relação com as escolas, integrando os acervos com a população.

Falta interesse por parte das lideranças locais e estaduais de Pernambuco, na criação de museus e atividades que unam a população com a paleontologia.

Compartilhe essa publicação com outras pessoas que iriam gostar de conhecer mais sobre as maravilhas de Pernambuco.

Veja também – Pesquisadora fala sobre a paleontologia em Pernambuco

Veja imagem de alguns dos fósseis achados em Pernambuco: 

 


Para embasamento do artigo foram consultados o seguintes estudos:

-> Paleo Lab – UFPE

-> Colecionadores de Fósseis – UNICAMP 

-> Anuário do Instituto de Geociências – UFRJ

-> Papo Com Netuno 

Se fez sentido para você, compartilhe esse post

WhatsApp
Facebook
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress