Iluminação de jardim ou área externa sem usar a energia elétrica

Iluminação de jardim com energia solar, ideias de decoração de jardim. Iluminação de muro. Luminária para muro.

Iluminação de jardim sem usar a energia elétrica

A iluminação de jardim ou área externa da sua casa não será mais uma preocupação com o gasto de eletricidade. Por consequência dos avanços tecnológicos em energia solar, muitos aparelhos de iluminação vêm ganhando espaço no mercado e substituindo modelos antigos, modelos esses que usam muitas fiações e geram gastos e riscos na instalação.

De certo, a iluminação de jardim e áreas externas com energia solar veio para revolucionar e tornar mais acessível, dando a muitas pessoas a possibilidade de ter um ambiente em casa que durante a noite seja motivo de lazer e apreciação.

Como funciona a iluminação Solar?

As liminárias solares funcionam através da captação feita por placas fotovoltaicas, que recebem os raios solares e convertem em energia utilizável. Outros objetos que utilizam a energia solar passam pelo mesmo processo descrito acima. Dessa forma, são armazenados em células de energia que serão ativadas durante o período noturno.

Usabilidade da Iluminação Solar

O mercado dispõe de lâmpadas que variam a sua durabilidade e funções. Existem luminárias de curta duração que, no entanto, tem como vatagem o senhor de movimentos. Como também, há luminárias que possuem durabilidade de aproximadamente 10 horas.

Por isso, antes de comprar a luminária, pense bem a finalidade que você a quer e onde será instalada. Pois dependendo da configuração, algumas luminárias se encaixaram melhor que outras.

Veja também; Aprenda como fazer Reboco Grego ou Baiano – Estilo casa Mediterrânea

Onde usar e instalar nos Muros

Antes de tudo, é bom saber bem em qual lugar será instalado a luminária, pois dependendo do lugar, influenciará diretamente na eficiência e no resultado almejado.

Felizmente, há diversas luminárias que se encaixam em diversos lugares e ambientes. Desde muros a troncos de árvores.

Nos muros é importante você analisar a altura e o formato direcional da luz na luminária. Evite luminárias com luzes focais diretas (como as de iluminação de festas e shows), opte por lâmpadas que iluminem apenas o muro, sem incidir transeuntes internos ou externos da sua casa.

Arandelas de paredes com desenhos nas laterais são uma boa opção, assim como arandelas flutuantes que dão um efeito mais sofisticado e moderno.

Fitas de LED que funcionem com energia solar são uma opção também, caso seu intuito seja formar desenhos ou imagens abstratas no muro. Infelizmente, há poucas opções disponíveis no mercado brasileiro, mas nos e-commerce internacionais é possível encontrar facilmente.

Como usar a Iluminação no Jardim

Luminárias em formato de espeto são as mais comuns e preferidas no quesito de iluminação e praticidade. De certo elas podem ser sua primeira opção. Porém, vale a pena ver outros modelos que dão ainda mais vida ao seu jardim durante a noite. Arandelas de solo com perfurações desenhadas são uma opção para trazer o lúdico ao jardim. Além de promover uma iluminação indireta que não sobrecarrega o ambiente.

Luzes diretas em árvores são as favoritas em designers externos e no paisagismo por dar esse ar dramático do estrelato. Ademais, caso você possua plantas que sejam sensíveis a luzes noturna é bom repensar a intensidade da iluminação direta. Pois, consequentemente, a planta pode ficar estressada e até demorar a florir ou florir rápido demais, caso esta seja uma planta com fotorreceptores muito sensíveis.

Ideias incríveis de iluminação que irão deixar seu jardim ainda mais belo durante a noite.

 

 

Se fez sentido para você, compartilhe esse post

WhatsApp
Facebook
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress