Virou Estátua; Lenda dinamarquesa ganha estátua.

Pra conhecer essa estátua, iremos para a Ilha Faroés é conhecida pela lenda da mulher pele de foca. Mulheres que correm com os Lobos. kópakonuni. Kolpakonan. MUlher foca

Virou Estátua; Lenda dinamarquesa ganha estátua.

Pra conhecer essa estátua iremos até a Europa, mais precisamente para uma ilha chamada Faroé que é território dependente da Dinamarca, e fica localizada no Atlântico Norte entre a Escócia e a Islândia. Com uma paisagem linda e com apenas 50 mil habitantes e foi neste lugar onde nasceu a lenda da Mulher Foca, ou Silkie.

Pra conhecer essa estátua, iremos para a Ilha Faroés é conhecida pela lenda da mulher pele de foca. Mulheres que correm com os Lobos

A Lenda da Mulher Foca

A lenda conta que uma bela mulher que se banhava na praia, próxima a uma cabana, é surpreendida quando ia voltar as profundezas do mar, mas não encontra a sua pele de foca.

A moça não desconfiava, mas estava sendo observada por um pescador que a observava de longe. Ele havia se aproveitado enquanto ela estava distraída tomando banho e roubou sua pele de foca. A pele de foca é o que fazia ela se transformar em uma foca e poder voltar ao mar transformada.

Em desespero a moça se aproxima do pescador e pede que ele a devolva, mas ele nega e propõe um acordo. Ela seria a esposa durante alguns anos e só então passado o tempo, ele devolveria a sua pele. No entanto, os anos se passaram e ele não cumpriu a promessa. Eles tiveram um filho e esse filho ao ver o sofrimento da mãe, descobre onde está a pele e devolve a mãe e então ela se liberta e volta para sua vida no mar.

Essa versão é apenas uma de centenas que existem no território europeu. A versão faz parte do Livro mulheres que correm com os lobos, de Clarisse Pikola Estés.

Pra conhecer essa estátua, iremos para a Ilha Faroés é conhecida pela lenda da mulher pele de foca. Mulheres que correm com os Lobos

O impacto da lenda na Ilha.

A Ilha Faroés é conhecida por sua natureza e ligações com a cultura dinamarquesa. Por isso, tendo em vista alcançar mais visitantes e promover aspectos que façam o público conhecer a cultura da Ilha e favoreçam a ideia de identidade e pertencimento, foi erguida em 2014 a estátua da lenda da mulher foca.

Pra conhecer essa estátua, iremos para a Ilha Faroés é conhecida pela lenda da mulher pele de foca. Mulheres que correm com os Lobos. Criador da Estátua

A estátua da Mulher foca

A obra foi criada pelo escultor faroés, Hans Poulli Olsen, e erguida em agosto de 2014. Composta de bronze e inox na sua composição. Hoje ela está com uma cor esverdeada decorrente de um processo químico do cobre ao entrar em contato com a salinidade do mar. Assim como na Estátua da Liberdade nos EUA. A estátua pesa 450 quilos e tem mais de 2 metros de altura.

Pra conhecer essa estátua, iremos para a Ilha Faroés é conhecida pela lenda da mulher pele de foca. Mulheres que correm com os Lobos. tempestade contra a estátua

Em 2015 ouve uma grande tempestade na ilha, com ondas chegando a 12 metros. As ondas confrontavam a estátua e ela permaneceu ilesa graças ao fato de ela ter sido projetada para suportar grandes impactos e ondas de até 15 metros.

Hoje em dia a estátua continua a receber visitantes e celebrar a história e cultura do povo Faroés.

Se fez sentido para você, compartilhe esse post

WhatsApp
Facebook
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress